domingo, 28 de setembro de 2008

Mont Saint Helen


Essa foto eh de 1980.Leia todo o texto,acho que vai valer a pena!

Hoje o post vai ser interessante.Primeiramente laiz,as musicas aqui sao hip hop em maioria msm,ta bom que tem uns hip hop que eu nunca ouvi,mas alguns sao conhecidos,e uma musica do jorge ben jor esta na propaganda do Mac Donalds aqui,curioso neh?A sala de aula tem sim aquelas caixas de som,e todo dia a diretoria faz os anuncios,ou parabenizando os times dos esportes,ou comunicando algo.


Bom,eu queria fazer o video tocando aquele instrumento que eu prometi,ou fazer um video da mlkada conversando em ingles,massss,hoje(domingo) minha familia me levou pra um lugar fantastico.

Mont Saint Helen,o maior e maior poderoso vulcao ativo dos EUA.Explodiu pela ultima vez em 1980,destruiu uma area do tamanho de Chicago(uma cidade com 10 milhoes de habitantes) em 3 minutos.






Sim ,eu fui visitar.O vulcao continua ativo,ateh ano passado,ele continuava crescendo em seu interior,mas ano passado parou,entao,ficou mais seguro para o governo americano criar um observatorio.La fomos nois visitar.


Sabe aqueles lugares no mundo,em que vc fica parado uma meia hora olhando,e pensando,e percebendo o quanto agente eh pequeno,o qto futil sao as coisas com que nois nos preocupamos,entao la eh esse lugar.Eh simplismente fantastico,lembra muito o Grand Caynon.Aprendi que existem dois tipos de vulcoes: os que explodem lava(havaianos,sao os mais conhecidos) e os que explodem cinzas de poeira(Mont Saint Helen).


Mas vamos comecar do comeco.Demora 2 horas e meia para chegarmos ateh o vulcao.Duas horas de muita floresta,e mata belissima,e bem diferente do Brasil.A vegetacao aqui,se eu nao me engano,eh Tundra,igualzinho ao que agente aprende nos livros.Pinheiros enormes,e Red Wood Trees(nao sei como essa arvore se chama no Brasil),sao arvores sem muitos galhos,portanto,eles nao tem macacos aqui,outra curiosidade.Cheio de rios,sabe aqueles rios que agente ve em documentario de Ursos?entao,sao assim msm,tem varios Ursos Pardos e Marrons aqui,varios Alses ,Bufalos(vimos um no caminho).Realmente uma vegetacao interessantissima comparado ao que agente sempre ve na America do Sul.Varios castores e esquilos.



Derrepente,no meio da linda vegetacao aberta,verde e bela,comeca um solo branco,morto,sem arvore,apenas com troncos.No lugar dos belos rios onde os ursos cassam,comeca um rio de lama.



Esse vulcao eh tao poderoso,que em sua erupcao em 1980,ele desvastou a regiao,e mandou pra atmosfera uma camada de poeira e cinza,que em Toronto,no Canada,meu pai americano nao conseguia ver as estrelas naquela epoca,pois ficava tudo preto.28 anos depois,e as arvores ainda nao cresceram,a vegetacao que tem la,foi replantada,e msm assim,eh bem pouca,comparada a antes da erupcao!

Ele desvastou o solo,o chao eh branco,lembra um deserto,pois ele arrancou a parte viva do solo.Sua erupcao nao queima as arvores pois para haver fogo,eh necessario ter oxigenio,mas as cinzas impedem isso,portante,fica apenas o tronco das arvores.Hoje em dia os geologos conseguem prever uma erupcao com ateh 3 semanas de antecedencia,e isso eh gracas a erupcao de 1980 do Mont Saint Halen.Cientistas do mundo inteiro vinham aqui para estudar,pois ele era muito ativo,entao desenvolveram esses recursos para prever.Varios estudiosos e expectadores morreram em sua ultima erupcao.Foi o maior deslocamento de terra da HISTORIA DA TERRA,nao sou eu que estou falando,nao eh meu pai americano,eh simplismente uma Placa do Ginnes que tem la no observatorio.

O lugar eh fantastico,um vento forte e frio,pois nao tem arvores nem nada para ter atrito com o vento.No observatorio agente viu um filme sobre o vulcao(muito bem feito,com varias imagens e dados).Porem,o cinema tinha uma cortina,e a tela descia do teto,entao eu passei o filme inteiro pensando: Pra que a cortina?

No final do filme,depois de ficar vendo por 15 minutos,um filme com uma musica arrepiante,com imagens arrepiante,com um clima arrepiante, a Tela sobe de novo para o teto,e com ela a cortina.E entao voce ve um vidro enorme,e atraz dele,o belissimo vulcao.Olha,foi algo de arrepiar.






O clima do local eh assustador,nunca na minha vida eu tinha visto algo assim.As fotos do local antes da erupcao,era belas arvores e lagos,muito bonitos,tipicos do NorthWest.E derrepente,em 3 minutos,numa explosao de cinzas,o que era vida,vira cinza,e o vulcao mostra sua forca.

Acho que vou ficar a semana inteira antes de dormir,pensando nele,e naquela paisagem.Nos milhares,quem sabe Milhoes de troncos de arvores,brancos e mortos,no solo branco, no vento frio,e no gigantesco Vulcao Mont Saint Helen.



Beijo para todos. Quando chegar a 10 comentarios,eu coloco um novo post e com o video que nois fizemos la.
Espero que eu tenha conseguido passar um pouquinho de como eh la.

13 comentários:

Sonia Lazzari disse...

Oi Dan
Que experiência fantástica!
É no contato com a natureza que percebemos a nossa pequenez.
Vc vivenciou isso.
Muito legal o texto. Vc consegue transmitir a sua emoção nas prlavras. Desse jeito vc vai virar escritor. Já pensou, viajando e escrevendo sobre os lugares?
Qual a música do Jorge Ben que toca na propaganda do MacDonalds?
Beijos mil
Mamy

Sonia Lazzari disse...

Oi Dan
Sou eu de novo.
Não esquece a receita dos cookies.
Quero fazer aqui em casa.
Bjos
Mamy

Laiz disse...

Di!!

Nossa, adorei a sua descriçao!!
Deu pra visualizar direitinho o q vc descreveu!!!
Deve ter sido uma delicia ir pra esse lugar!! Ainda mais vc q gosta de natureza!!!!
Deu mt vontade de estar ai vendo esse vulcao tbm!!!
Hj meu comentário é curto pq to sem tempo..depois se der eu comento mais ok!!!!

Beijoosss
IBQSSF

Unknown disse...

noooooossa meu,show demais! eu não tinha parado direito pra reparar no tamanho,fiquei imaginando que tinham duas saídas e pá,nem tinha achado tão grande! mas daí quando fiquei analisando a foto pensei comigo,MUUUITO GRANDE doido,hoho! deve ter sido bastante legal ter ido lá e ficado meio que de cara com o vulcão,experiência única que mal podemos ter aqui no brasil. mas eu curti todo o post ai
se algum dia você for visitar as baleias tira algumas fotos que a mani vai ficar endoidecida ;]
fica com Deus brother..
abraço

Unknown disse...

eae Daniel..
nao entendi muito bem, antes de ver o vulcao passava um filme ai abria uma janela e vcs viam o vulcao???
muito legal conhecer coisas como estas...
e pensar que eu só veria tundra no livro de geografia ¬¬
As vezes eu te vejo no msn e penso
" aaah nem vou falar com ele, deve tar muito ocupado" acho que eu deveria conversar mais com vc cara x)
Abraços Daniel..
saudades!!

Mayra :) disse...

Irado Dani!!! Adorei!!!
A força da natureza é simplesmente incrível né!!!
Ah... seus textos estão cada vez melhores, sério mesmo!!! Conseguem nos aproximar da sua experiência! ;)
Cuide-se!
Bjs

Giovanna disse...

Daaaniel, noossa você deve estar adorando né?
deve ser totalmente diferente conhecer um vulcão.. imagina?
alias, tudo deve ser diferente!
você ta vivendo uma experiencia maravilhosa, aproveeeita!!!
beijinhos, giovanna!

Unknown disse...

OOI DANIIS!
AAI FOI TAO LIINDO ESSE POST!
SEMPRE QUIS CONHECER UM VULCAO,
EH BOM SABER TANTAS COISAS SOBRE
ELES SEM NEM TER Q LEVANTAR DA MNHA CADEIRA.
AAH FIQUEI FELIZ POR VOCE TER FICADO FELIZ DE TER VISTO UMA COISA TAO GRANDE, BONITA E ASSUSTADORA AO MESMO TEMPO!
TE AMO MUUITO, BEEIJO

Dad disse...

Oi Dan,

Legal essa experiência. A natureza tem esse poder de mostrar ao homem a força de Deus através da grandiosidade de sua Criação.Espero que você tenha outras oprotunidades de conhecer lugares diferentes que estamos acostumados.
Ah! REDWOOD TREE é a Sequoia sempervirens´, ou seja, é da família da Sequóia típica dos EUA. Na Califórnia tem exemplares de 4000 anos. São aquelas árvores enormes que em desenhos animados sei lá, como no Ursinho Puf, os animais usam ela como casa...rsrsrsrs
Beijos
Dad

Unknown disse...

rapaiz.. tava pensando aqui..
se um dia eu for pros eua, num vo fica vendo as cidades e conhecendo os pontos turísticos! vo ve vulcão!
ahuahuahau po, irado! isso agente num tem aqui mlk! mas po, tu chego a entra no vulcão, ou só fico de fora?
ahuahuhauha po.. hj um amigo meu lá da cefet: po gui.. mó, legal o blog do teu amigo q foi pros eua! li quase tudo lá, e o mlk escreve mó bem! auhauahuahau TÁ FICANDO FAMOSO MLK!!! daqui a poco todo mundo vai te conhece! hauahauhaua
e po, sexta feira, fui fala contigo no msn, daí me respondem: he will talk to you later! mlk!! minha primera conversa com um americano! só num sei quem foi! hauahuahauha mas foi muito legal.. uma frase e um aperto no coração!
ahuahuahauhaua po cara, num dexa chaga a 10 post não pra posta.. mesmo eu num postando sempre, eu to sempre a par do q acontece por aí! e to esperando o numero daí ainda! hauahuahau
continua assim mlkão! vai vira jornalista ainda! manda um abração aí pro vietnamita! saudades dele!
flow garotão! fui!
(vo manda pelo orkut tbm pra tu poder ver no colégio)

Unknown disse...

daaaani.
meeeu, eu gostaria de ter sons na minha sala de aula e bem naquelas cenas de filme, quando tocasse o sinal o pessoal sair correndo. huahauah e nos corredores aquela bagunça entre os amários. huaha :)
meeeu, que lindo o vulcão *-* que paisagem maaravilhosa, e oh, pede pra sua familia te levar em algum rio, lagos, ve se tu descobre algum lugar legal pra mergulhar por aí, tava pesquisando aqui sobre oregon e é um dos lugares mais bonitos do mundo.
uma pergunta.. tu já viu o sol nascer aí?
beijos dani!

Basquete disse...

É impressionante como vc consegue prender a atenção, qndo vemos estamos lendo numa velocidade alucinante pra saber o que mais aconteceu!
è isso ai, vc manda mto bem nos textos.
SAUDADES!

andressa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.